Pular para o conteúdo
Início » História

História

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTIVA

A Fédération Internationale d’Education Physique (FIEP), fundada no dia 11 de julho de 1923 em Bruxelas – Bélgica, é uma organização Mundial, que em conjunto com outras organizações, lutam para a difusão da Educação Física. Tem como objetivo fomentar em todos os países, o desenvolvimento das atividades físicas, educativas, recreativas e de lazer, para a formação dos professores, atualizando e aperfeiçoando continuadamente e contribuindo para a cooperação internacional neste domínio. 

Sua ação desenvolve-se nos domínios técnicos, pedagógicos e social de educação física e do esporte, excluindo toda discussão e toda discriminação de ordem política, religiosa e social. 

A Federação é um organismo independente, não-governamental e pronto para trabalhar com todas as pessoas instituições e organizações na busca de seus objetivos. Possui uma rede de contatos e de meios de comunicação entre indivíduos e organizações. 

É reconhecida por várias Organizações no Mundo como a UNESCO, é membro do Conselho Internacional de Educação Física e Ciência do Esporte (ICSSPE-CIEPSS); membro do Comitê Diretor da AIESEP. Também é reconhecida pelo COI – Comitê Olímpico Internacional 

A sua Condecoração principal é a Cruz do Mérito Internacional FIEP da Educação Física, em reconhecimento às pessoas que prestaram grandes contribuições à causa internacional da Educação Física, ao Esporte e à Ciência da Atividade Física. Este reconhecimento ocorre sob duas formas: Cruz de Ouro e Cruz de Prata. 

Possui a Revista Científica da FIEP, a nível Internacional, que iniciou circulação em 1931 até os dias atuais, sendo editada no Brasil. Conhecida como o BULLETIN FIEP (publicada em quadro idiomas: Inglês, Francês, Espanhol e Português) com o ISSN 0256-6419, sendo enviada a 142 países 

A FIEP é constituída, por uma Diretoria: (Presidente, Vice, Tesoureiros e Secretários); Os Vice-Presidentes Regionais (um de cada Continente); e com nove Seções Internacional e ainda conta com o Diretor Board, os Membros de Honra, Assembleia Geral e os Delegados Nacional (um em cada País) e os Delegados Regionais e Adjuntos. 

Através das nove Seções Internacionais (Científica, Educação Física e Desporto Escolar, Esporte para Todos, Educação Olímpica, Educação Física Adaptada, Esporte para Adulto Maior, História da Educação Física, Recreação e Lazer e Gestão da Ed. Física), a FIEP desenvolve o seu trabalho e suas ações em 142 países onde possui sua rede, através de seus Delegados Nacionais. 

MARCAS HISTÓRICAS DA FIEP 

Ao longo dos seus 97 anos, a FIEP marca sua trajetória e história da Educação Física Mundial. São elas: 

1ª) a FIEP é o organismo Internacional da Educação Física mais antigo do mundo. 

2ª) a FIEP edita a revista (“journal”) internacional mais antiga do mundo, com publicação ininterruptamente (desde 1931). Em 2020 on-line 

3ª) a FIEP editou dois Manifestos Mundiais da Educação Física (1970 e 2000), nos quais são estabelecidos o conceito de Educação Física, seus valores, suas relações e seus compromissos. 

4ª) a FIEP é o organismo internacional da Educação Física que tem o maior número de países participantes, atualmente 142 países. 

A MISSÃO ATUAL DA FIEP 

A FIEP, no exercício de suas responsabilidades e compromissos, tem uma missão definida para os próximos anos, a qual poderá ser expressa nos preceitos abaixo: 

1. Difundir o Manifesto Mundial FIEP 2000 da Educação Física. 

2. Promover Congressos, Cursos, Encontros e outros de Educação Física pelo mundo ressaltando a importância das Sessões cientificas. 

3. Editar o seu Bulletin e difundi-lo pelo mundo e novas indexações. 

4. Integrar suas ações com outros organismos internacionais. 

5. Promover estudos e discussões nas suas Sessões Internacionais: Científica, Esporte para Todos, Educação Física Escolar e Esporte Escolar, História da Educação Física, Educação Olímpica, Educação Física Adaptada, Recreação e Lazer; Gestão da EF e Desportos. 

6. Reconhecer com a Cruz FIEP de Mérito Internacional os grandes nomes da Educação Física mundial e aqueles de relevantes serviços pela FIEP. 

7. Buscar novos membros para a Comunidade Mundial da FIEP e estimular entre os Delegados Nacionais a criação de redes de Delegados Adjuntos. 

8. Atenção redobrada as ações no Continentes Africano e das Américas; 

10. Assinatura de Convênios de Intercâmbios com universidades e ministérios de Esportes, Planejar e Executar Programas de Capacitação e Pós-Graduação com as instituições 

11. Incentivar Projetos voltados para a escola, (Coordenação Motora, Saúde e Alfabetização) 

12. Entrega do Título de Embaixador da Educação Física da FIEP. 

PROPOSTA DE AÇÕES 

1) Instalação do Comitê Especial para atualização do MANIFESTO MUNDIAL

2) Preparação das Ações comemorativas aos 100 ANOS DA FIEP MUNDIAL 

3) Criação do BANCO DE DADOS de Professores que desejam ministrar cursos na FIEP. 

4) Boletim “FIEP NEWS” via internet. No boletim da FIEP ” FIEP NEWS ” 

5) Criação do “Prêmio CIENTIFICO FIEP” e o “Projeto FIEP New Leaders” 

6) Assinatura de CONVÊNIOS

7) Dinamismo das SESSÕES INTERNACIONAL da FIEP e Unificar em toda a FIEP as Sessões 

8) MIDIAS VIRTUAIS 

9) BULLETIN FIEP e novas indexações 

10) DELEGADOS em novos países 

11) Incentivo aos Projetos voltado para a Escola (Coordenação Motora, Saúde e Alfabetização). 

12) Planejamento e execução de Programas de Capacitação e Pós-Graduação junto com Universidades conveniadas em todo o mundo 

13) Apoio ao Projeto Viagens dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras 

14) Apoio à Eventos Internacionais / Nacionais e Científicos 

15) Apoio às manifestações em prol da Educação Física e dos Profissionais (no Brasil o Sistema CONFEF/CREFs) 

16) Criação da Comissão atuação das Mulheres da FIEP 

RUMO AO CENTENÁRIO DA FIEP MUNDIAL 1923 / 2023