Pular para o conteúdo
Início » Comitê Brasileiro da FIEPS

Comitê Brasileiro da FIEPS

FIEP – 1949-1977

Após a realização da II Lingíada, brilhante festival internacional de ginástica, realizado em Estocolmo, em agosto de 1949, começou o Brasil, de maneira vacilante, a se integrar na Federação Internacional de Educação Física (FIEP). No citado ano de 1960, pouco expressiva foi a colaboração nacional. Porém a partir dessa data, após a realização do I Congresso Luso-Brasileiro de Educação Física, em Lisboa, com a criação do Comitê Brasileiro, sediado no Rio de Janeiro, um grupo de professores, com firme determinação, movimentou-se em torno da ideia difundida pela FIEP, orientada para o estudo dos problemas científico da Educação Física na escola e das atividades físicas dos tempos de lazer. Agindo sem espírito de equipe alguns delegados designados iniciaram suas atividades e, progressivamente, começou a crescer o número de aderentes no país. Somente mais tarde, em 1963, foi escolhido o primeiro Delegado Geral – o Professor Alfredo Colombo.

Desde 1971, até início dos anos 80, mantém o Brasil, no seio da F.I.E.P., a liderança mundial quanto ao número de associados e, possivelmente, de promoções culturais organizadas ou patrocinadas e de difusão do Manifesto mundial de Educação Física, documento de alto valor pedagógico e de sentido humanista. Em algumas escolas especializadas, constitui peça básica na aprendizagem da conduta do futuro professor.

De 1971-1976, podemos estimar em cerca de 5.000 o número de pessoas recrutadas pelo Comitê Brasileiro, perfazendo uma média anual de mais de 800 associados.

Dentre as promoções, pelos resultados alcançados e vultos dos empreendimentos, cumpre destacar o II Congresso Luso-Brasileiro de Educação Física (Rio de Janeiro, 1963), II Seminário de Recreação (Rio de Janeiro, 1971), Curso de Férias (Santos, 1972), I Jornadas Internacionais de Educação Física e Desportos (Vitória, 1972), II Jornadas Internacionais de Educação Física e Desportos (Goiânia, 1973), Cursos de Educação Pedagógica (Várias cidades do Estado de São Paulo, 1974), Curso de Ginástica Olímpica (Salvador, 1974), Estágio Internacional de Educação Física e Desportos (Rio de Janeiro, 1975), III Jornadas Internacionais de Educação Física e Desportos (Volta Redonda, 1975), IV Jornadas Internacionais de Educação Física e Desportos (Campo Grande, 1976 e IV Encontro de Professores de Educação Física (Porto Alegre, 1977). Em quase todos os certames, com ou menor cooperação do DED e do CND, após a devida avaliação de aproveitamento, foram fornecidos certificados da F.I.E.P.

O Manifesto Mundial de Educação Física, cuja referência já fizemos acima, lançado em 1971, foi largamente difundido por todo o território nacional por meio de publicações impressas ou mimeografadas, inclusive inserido nas revistas “Educação” e “Brasileira de Educação Física”, ambas do MEC. Acreditamos que a totalidade dos professores especializados e alunos das escolas de educação física e desportos, dele tomaram conhecimento, conscientizando-os quanto aos valores higiênicos, morais, sociais e recreativos do exercício e recrutando-os para salvar as atividades desportivas de caráter educativo, na luta contra os abusos do desporte seletivo, sobretudo no setor profissional.

Da integração do Brasil na F.I.E.P., além dos fatos apontados, cumprimos evidenciar outros bastante positivos: presença do nosso País no campo internacional, em reuniões e através de noticiário e colaboração brasileira no Boletim; aparecimento de trabalhos brasileiros ligados as atividades da instituição; transcrição de numerosos artigos do Boletim em publicações especializadas, sobretudo na Revista Brasileira de Educação Física; convite para participação em reuniões culturais de especialistas brasileiros, sem ônus para o nosso Governo; projeção continental de nossa Pátria, para o honroso encargo da vice presidência americana da organização; vinda de professores estrangeiros de relevo para ministrar cursos e tomar contato com a realidade brasileira, inclusive dos presidentes Thulin, Leal d`Oliveira e Pierre Seurin.

Pelo visto, de maneira sintética, grande tem sido a contribuição voluntária do Comitê Brasileira da FIEP para o Progresso da Educação Física do nosso País.

(Boletim FIEP – Edição Português vol. 47 nº 1- 1977)

REATIVAÇÃO DO COMITÊ BRASILEIRO

Com o surgimento principalmente dos Congressos Internacionais de Educação Física – FIEP, desde 1986 realizados anualmente nas férias de janeiro, na cidade de Foz do Iguaçu/Paraná, sempre com a participação do Presidente Mundial, Professor John Andrews, Delegado Geral no Brasil Professor Herbert Dutra de Almeida e outros Delegados da FIEP do Brasil e do Exterior, o congresso tornou-se o ponto de encontro com os Delegados do Brasil e dos países latinos.

O coordenador Professor Almir Adolfo Gruhn, que passou desde delegado Adjunto, Regional, Delegado Geral no Brasil e Secretário Mundial, sempre tem proporcionado oportunidades de realização das Assembleias da FIEP Mundial e da FIEP do Brasil.

No final da década de 80 e durante a década de 90 surge muitos congressos com a logomarca e o patrocínio da FIEPS não só no Brasil e também nos países latinos, tornando a Federação Internacional de Educação Física um dos destaques nas promoções de eventos, em 1992, Professor Almir Adolfo Gruhn é nomeado o novo Delegado Geral da FIEP no Brasil, assume com a responsabilidade de fazer com que a FIEP cresça em benefício dos profissionais de educação física.

Em janeiro de 1992, o então Presidente Mundial John Andrews, Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino, vice-presidente da FIEP na América do Sul e o Prof. Herbert de Almeida Dutra delegado Nacional no Brasil, indicaram para a assumir a Delegacia Nacional No Brasil, o Prof. Almir Adolfo Gruhn. De 1992 até 2006 o Comitê Brasileiro era composto pelos professores Dr. Manoel Gomes Tubino, Almir Adolfo Gruhn e Claudio Macedo Reis. Em 2006, o Delegado Nacional, Prof. Almir Gruhn, estabeleceu a organização do funcionamento do Comitê Brasileiro da FIEP, com a divisão por regiões. Região Sul assumiu como coordenador o Prof. Vilson Bagatini; Região Suste o prof. José Fernandes Filho; Região Centro-Oeste Prof. Marcelo Ferreira Miranda; Região Norte Prof. Celio José Borges e Região Nordeste Rogério Castelo Branco da Silveira.

Foi em Foz do Iguaçu que houve o lançamento do Movimento pela Regulamentação Já, apresentado pelo Professor Jorge Steinhilber na abertura do Congresso Internacional da FIEP, Dr. Manoel José Gomes Tubino e Professor Almir Adolfo Gruhn, forma eleitos como membros do Conselho Federal de Educação Física que teve sua primeira posse em janeiro de 1999 na abertura do Congresso da FIEP.

Com o impacto e a transformação causada no meio dos profissionais de educação física e com o crescimento e das conquistas do Sistema CONFE/CREFs, lamentavelmente nota-se que as APEFs começam a extinguirem-se, a FIEP consegue manter-se com seus Delegados em todos os Estados, vários eventos e o Congresso Internacional de Foz do Iguaçu começa a voltar-se para o cunho científico, grandes eventos científicos com publicações de Artigos, Pôsteres, e Temas Livres Orais.

Também possui uma Revista Virtual, além da Revista editada e publicada pela FIEP MUNDIAL, a FIEP no Brasil a cada ano surpreende a todos por novos Projetos, atualmente tem a Casa da Educação Física – FIEP como um marco a todos os Delegados, e através dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras da FIEP vem realizando viagens por vários estados, criando novas expectativas aos profissionais de Educação Física.

O Comitê Brasileiro da FIEP, é formado por Delegados e escolhidos pelo Delegado Nacional da FIEP Brasil, com o objetivo de auxiliar o Delegado Nacional, quanto as questões da sua região, para colaborar em indicação de novos delegados, eventos, divulgação dos congressos, publicação de trabalhos científicos e visitação as faculdades.

Comitês Brasileiros da FIEP

1959 – Presidente: Sylvio José Raso – Belo Horizonte/MG

Membros: Alfredo Colombo/RJ; Antônio Boaventura da Silva/SP; Jacintho FranciscoTarga/RS.

1960 – Presidente: Gen. Jayr Jordão Ramos – Rio de Janeiro/RJ

Membros: Jacintho Francisco Targa/RS; Aloyr Queiroz de Araújo/ES.

1977 – Presidente: Olavo Amaro da Silveira – Belo Horizonte/MG

Membros: Jacintho Francisco Targa/RS; Antônio B. da Silva/SP; Manoel J.G. Tubino/RJ.

1985 – Presidente: Sylvio José Raso – Belo Horizonte/MG

Membros: Antônio Boaventura da Silva/SP; Manoel José Gomes Tubino/RJ.

1992 – Presidente: Manoel José Gomes Tubino – Rio de Janeiro/RJ

Membros: Cláudio Macedo Reis/RJ e Almir Adolfo Gruhn/PR.

2006 a 2014 – Presidente: Almir Adolfo Gruhn- Foz do Iguaçu/PR

Membros: Vilson Bagatini/RS; José Fernandes Filho/RJ; Marcelo F. Miranda/MS;

Célio José Borges/RO- Substituído pelo delegado (João Bernardino de Oliveira Neto/RO) e Rogério Castelo Branco da Silveira/PI. Sendo reconduzidos em 2010 e 2014.

2015 a 2019 – Presidente: Almir Adolfo Gruhn – Foz do Iguaçu/PR

Membros: Julimar Luiz Pereira/PR; José Fernandes Filho/RJ; Marcelo Ferreira Miranda/MS (Carlos Alberto Eilert/MT); João Bernardino de Oliveira Neto/RO e Rogério Castelo Branco da Silveira/PI.

NOVO FORMATO DO COMITÊ BRASILEIRO DA FIEP

Em 2006, por iniciativa da Delegacia Geral da FIEP no Brasil, é instalado um novo formato do Comitê Brasileiro da FIEP, com uma estrutura onde dividiu o Brasil em 5 regiões e em cada região tem um membro para coordenar as ações da FIEP no Brasil.

Sua sede é na Casa da Educação Física, na rua: Belarmino de Mendonça nº 920, em Foz Iguaçu/PR. E está assim constituído:Presidente: Almir Adolfo Gruhn – Foz do Iguaçu/PR e os Membros: Vilson Bagatini – Porto Alegre / RS; José Fernandes Filho – Rio de Janeiro/RJ; Marcelo Miranda – Campo Grande/MS; Célio José Borges – Porto Velho/RO; Rogério Castelo Branco da Silveira – Teresina/PI – Fonte: Livro FIEP 60 ANOS / 2008

A nova estrutura se consolida por meio da PORTARIA FIEP DO BRASIL nº 007/ 2006 em Foz do Iguaçu, 14 de janeiro de 2006.

NOVA ESTRUTURA DO CBF – COMITÊ BRASILEIRO DA FIEPS

REGIÃO SUL:

Membro: Prof. Dr. JULIMAR LUIZ PEREIRA – Curitiba/PR CREF 000010-G/PR

Secretário da FIEP Brasil, ex-Delegado da FIEP no Paraná, Prof. Doutor, Prof. Universitário,

Professor de Educação Física Sem Fronteira da FIEP do Brasil

E-mail: julimarpereira@hotmail.com Tele: (41) 9 9871-4022

Estados que compõem a Região Sul: (PR, SC e RS)

REGIÃO SUDESTE:

Membro: Prof. Dr. JOSÉ FERNANDES FILHO – Rio de Janeiro/RJ CREF 000066-G/RJ

Vice-Presidente FIEP América do Sul, Editor do FIEP BULLETIN, Dr. em Educação Física pela

Univ. de Moscou/Rússia. Prof. Universitário, Vice-Presidente e Membro da ABEF.

E-mail: jff@ceafbr.com.br jffbepe@gmail.com – Tele: (21) 9 7954-0758

Estados que compõem a Região Sudeste: (RJ, MG. ES e SP)

REGIÃO CENTRO-OESTE:

Coordenadora: Prof. Ma. CLAUDIA DINIZ DE MORAIS – Campo Grande/MS CREF

Delegada Adjunta da FIEPS/MS, Mestre em Educação Física.

Professora Universitária.

E-mail: Tel:

Estados que compõem a Região Centro-Oeste: (MS, DF, GO, TO e MT)

REGIÃO NORTE:

Coordenador: Prof. Me. JOÃO BERNARDINO DE OLIVEIRA NETO – Porto Velho/RO CREF 00109-G/RO

Delegado Regional da FIEP em Rondônia, Mestre em Educação Física

Professor Universitário na UNIR/Porto Velho/RO

Telefax: (69) 3221-1370 | 9 9982-0657 | 99221-6230

E-mail: jbneto57@yahoo.com.br

Estados que compõem a Região Norte: (RO, AM, AC, RR, AP e PA)

REGIÃO NORDESTE:

Membro: Prof. Ms. ROGÉRIO CASTELO B. DA SILVEIRA – Teresina/PI CREF 00292-G/PI

Delegado de Honra da FIEP/PI, Mestre em Educação Física, Professor do CEFET/PI; Membro da ABEF

E-mail: castelobrancodasilveira.rogério@gmail.com – Tele: (0xx86) 99982- 8181

Estados que compõem a Região Nordeste: (PI, PB, RN, CE, MA, PE, AL, BA e SE)

COMPOSIÇÃO ATUAL DO COMITÊ BRASILEIRO DA FIEPS

COORDENAÇÃO

Coordenador para a região SUL 

Prof. Me. Everton Luis Deiques – Porto Alegre/RS

E-mail: e.deiques@gmail.com

Telefone: 51 99845-6326

Coordenador para a região SUDESTE

Prof. Me. André Dias de Oliveira Fernandes – Petrópolis/RJ

E-mail: profandrefernandes@gmail.com

Telefone: (21) 99925-2648

Coordenadora para a região CENTRO-OESTE

Prof.ª Ma. Claudia Diniz de Moraes Heleno – Campo Grande/MS

E-mail: profclaudiadms@gmail.com 

Telefone: (67) 98178-5678

Coordenador para a região NORDESTE

Prof. Me. Rogério Castelo Branco da Silveira – Teresina/PI

E-mail: castelobrancodasilveira.rogerio@gmail.com

Telefone: (86) 99982-8181

Coordenador  para a região NORTE

Prof. Dr. João Bernardino Oliveira Neto – Porto Velho/RO

E-mail: jbneto57@yahoo.com.br Telefone: (69) 99989-6145