HISTÓRIA DA FIEP NO BRASIL
A história da FIEP no Brasil tem início no ano de 1949, com a viagem de uma Delegação composta por 22 brasileiros, representantes vários Estados, que participaram da II LINGIADA DE ESTOCOLMO – Suécia, no período de 27 de julho a 13 de agosto de 1949, evento este que teve sua primeira edição em 1939 em homenagem aos 100 anos da morte de Per Henrik Ling, tido como precursor da Educação Física e pai da Ginástica Sueca, ocasião em que o Presidente Mundial da FIEP, Major Joseph G. Thulin, designou os primeiros Delegados da FIEP para o Brasil. Em assembleia realizada em 13 de agosto daquele ano, houve a aprovação e a homologação da instalação da FIEP no Brasil, data esta da nomeação dos primeiros delegados na FIEP no Brasil, motivo pelo qual comemora-se tal data.
Na oportunidade o Prof. Thulin foi convidado a visitar o Brasil e países da América do Sul, o que aconteceu no ano seguinte.
A implantação da Federação Internacional de Educação Física no Brasil então foi organizada com a representação dos ilustres Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil); Antônio Boaventura da Silva (São Paulo e Oeste do Brasil) e Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil). Estes foram os pioneiros e tiveram a responsabilidade de iniciar a implantação e estruturação da FIEP no Brasil.
Em 1951, foi realizado na cidade de Santos/SP o primeiro curso com apoio da FIEP do Brasil. Em 1963 o Prof. Alfredo Colombo/RJ, foi nomeado o 1º Delegado Geral da FIEP no Brasil. Em 1970 com o falecimento do Prof. Alfredo Colombo/RJ, assume a Delegacia Nacional da FIEP no Brasil o Prof. Jayr Jordão Ramos permanecendo até o ano de 1973. Na sequência a FIEP no Brasil teve como Delegado Nacional o Gen. Olavo Amaral da Silveira/MG no período de 1974 à 1980. No mandato do Gen. Olavo Amaral da Silveira é que são nomeados os primeiros delegados Regionais e Adjuntos da FIEP no Brasil.
Em 1980 foi nomeado para a função de Delegado Nacional da FIEP no Brasil, o Prof. Herbert de Almeida Dutra/MG permanecendo até o ano de 1991. No ano seguinte assume a Delegacia Geral da FIEP no Brasil o Prof. Almir Adolfo Gruhn/PR, por indicação do então Delegado Prof. Herbert de Almeida Dutra. O Prof. Almir Adolfo Gruhn preside a Delegacia Nacional da FIEP no Brasil até os días atuais.
Vale registrar que, na época, o próximo delegado Nacional era sempre indicado pelo Delegado que deixava o cargo.
A FIEP do Brasil marca a sua trajetória na história da FIEP MUNDIAL por seu trabalho incansável em prol da educação Física e da divulgação da Instituição, através de suas ações na área. Os principais projetos são: Congresso Internacional de Educação Física; Congresso Científico; Casa Da Educação Física – FIEP; Professores De Educação Física Sem Fronteira Da FIEP; Prêmio TOP FIEP; Clube Filatélico da FIEP; Academia Brasileira de Educação Física e também a Academia Latino-Americana de Educação Física.
A FIEP por meio da Delegacia Nacional no Brasil teve importante participação na implantação do Sistema CONFEF/CREF/s, apoiando o Movimento da Regulamentação da Profissão de Educação Física, lançando oficialmente o Movimento em Prol da Regulamentação, no Congresso Internacional realizado na Cidade de Foz do Iguaçu/PR, em janeiro de 1995 e hoje conta com vários Delegados que fazem parte da Diretoria do CONFEF, e também vários Delegados que participam como Conselheiros Federais e Estaduais.
Destaca-se que a posse solene dos primeiros Conselheiros do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, aconteceu na solenidade de abertura do 14º Congresso Internacional de Educação da FIEP em Foz do Iguaçu/PR, realizada no dia 10 de janeiro de 1999 e foi coordenada pelo Prof. Edson Cardoso, na ocasião, Presidente da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais de Educação Física (FBAPEF), presenciada por mais de 1500 congressistas.
A FIEP, tem sido a entidade pioneira na elaboração de Manifestos em prol da Educação Física, nesse sentido, ressaltando-se o brilhante legado do documento norteador representado pelo “Manifesto Mundial de Educação Física – FIEP 2000”, que tem sido uma referência para todas as reflexões e ações da área. Destaca-se ainda que foi o Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino, ex Presidente Mundial da FIEP, foi o Brasileiro responsável pela apresentação do Manifesto Mundial.
PRINCIPAIS AÇÕES DA FIEP NO BRASIL:
- Fomento para a criação das APEF’s – Associações de Professores de Educação Física em diversas cidade;
- Realização/Apoio/Chancela de eventos: Congressos, Circuitos, Seminários, Jornadas,
- Fórum, Encontros e Pós-Graduações;
- Convênios com diversas Instituições de Ensino Superior;
- Implantação das Delegacias Regionais em todos os Estados Brasileiros;
- Instalação do Comitê Brasileiro da FIEP com os Coordenadores nas Regiões: SUL,
- NORTE, CENTRO-OESTE, SUDESTE e NORDESTE;
- Criação da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP, em Foz do Iguaçu/PR. A casa conta com a instalação de Biblioteca, Laboratório de Pesquisa, Videoteca, Memorial FIEP, Sala de Estudos, Auditório e outros;
- Publicação do FIEP BULLETIN ON-LINE
Delegados Geral da FIEP no Brasil
Mandato: | Nome: | Cidade: | Período: |
1963 – 1969 | Prof. ALFREDO COLOMBO | Rio de Janeiro/RJ | 07 anos |
1970 – 1973 | Gen. JAYR JORDÃO RAMOS | Rio de Janeiro/RJ | 04 anos |
1973 – 1980 | Gen. OLAVO AMARO DA SILVEIRA | Belo Horizonte/MG | 08 anos |
1980 – 1991 | Prof. HERBERT DE ALMEIDA DUTRA | Belo Horizonte/MG | 11 anos |
1992 – 2024 | Prof. ALMIR ADOLFO GRUHN | Foz do Iguaçu/PR | 32 anos |
CONHEÇA A HISTÓRIA DOS DELEGADOS PIONEIROS NO BRASIL
A implantação da Federação Internacional de Educação Física no Brasil foi organizada com a representação dos ilustres Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil); Antônio Boaventura da Silva (São Paulo e Oeste do Brasil) e Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil). Estes foram os pioneiros e tiveram a responsabilidade de iniciar a implantação e estruturação da FIEP no Brasil.
Em 1951, foi realizado na cidade de Santos/SP o primeiro curso com apoio da FIEP do Brasil. Em 1963 o Prof. Alfredo Colombo/RJ, que foi nomeado o 1º Delegado Geral da FIEP no Brasil. Em 1970 com o falecimento do Prof. Alfredo Colombo/RJ, assume a Delegacia Nacional da FIEP no Brasil o Prof. Jayr Jordão Ramos permanecendo até o ano de 1973. Na sequência a FIEP no Brasil teve como Delegado Nacional o Gen. Olavo Amaral da Silveira/MG no período de 1974 à 1980. No mandato do Gen. Olavo Amaral da Silveira é que são nomeados os primeiros delegados Regionais e Adjuntos da FIEP no Brasil.
Em 1980 foi nomeado para a função de Delegado Nacional da FIEP no Brasil, o Prof. Herbert de Almeida Dutra/MG permanecendo até o ano de 1991. No ano seguinte assume a Delegacia Geral da FIEP no Brasil o Prof. Almir Adolfo Gruhn/PR, por indicação do então Delegado Prof. Herbert de Almeida Dutra, Prof. Almir Adolfo Gruhn preside a Delegacia Nacional da FIEP no Brasil até os dias atuais.
Alfredo Colombo – RJ
Jacintho Francisco Targa – RS
Antonio Boaventura da Silva – SP
Sylvio José Raso – MG