17|06|2022 –
A Delegacia Nacional da FIEPS na Colômbia realizou nesta manhã (17), em solenidade oficial no Ministério de Esporte, homenagem ao delegado mais antigo na América, Dr. Héctor José Peralta Barbesi e faz uma retrospectiva da Educação Física e da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva na Colômbia.
Com uma nova junta diretiva sob a batuta do Prof. Juan Francisco Gutierrez Betancur, a diretoria outorga a distinção “Vida e Obra de Dr. Héctor José Peralta Berbesí”.
Uma linda cerimônia foi realizada no auditório do ME, onde estiveram presentes parentes, amigos e convidados especiais. O evento também teve transmissão ao vivo e estiveram presentes de forma virtual o Presidente Mundial Dr. Almir Adolfo Gruhn, o 1º secretário mundial Prof. Rodolfo Pablo Buenaventura, o vice-presidente da FIEPS para a América do Norte, Dr. Manuel Guerrero Zainos, o vice-presidente da FIEPS para a América do Sul, Dr. José Fernandes Filho e delegados da FIEPS no Brasil.
A formação da Federação Internacional de Educação Física “FIEP” na Colômbia é traçada a partir da Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá, a primeira Instituição de Ensino Superior que formou professores na área.
A educação física na Colômbia foi influenciada pela Escola Sueca com professores chilenos formados nesta parte da Europa. Foi assim que o primeiro curso de orientação nesta disciplina foi realizado em 1936, pelo chileno Candelario Sepúlveda la Fuente. Vinte e seis professores se formaram neste primeiro curso em 1937 e foram, por sua vez, os primeiros alunos do Instituto Colombiano de Educação Física “INEF”, que mais tarde se tornaria a Escola Nacional de Educação Física “ENEF”, e este por sua vez foi integrada à Escola Normal Nacional de Bogotá, que se tornaria a Universidade Pedagógica Nacional.
Para apoiar as atividades propostas pelo Delegado Gómez M., em reunião realizada em 13 de agosto de 1979, foi oficialmente instalada a Comissão Nacional da FIEP. Iniciou suas atividades em 1980 e recebeu personalidade jurídica em 5 de agosto de 1981. Recebeu orientações durante os períodos dos presidentes mundiais da FIEP, Pier Seurin e John Andrews. O Comitê Nacional trabalhou incansavelmente pelo progresso da Educação Física na Colômbia por mais de 13 anos.
“Em 1980, a Delegação Nacional da FIEP Colômbia, chefiada pelos professores Alberto Gómez Moreno e Héctor Peralta, delegado nacional e vice delegado, respectivamente, organizou em Bogotá, de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, um importante Curso Internacional da FIEP, nos Mais de 500 Professores de educação física da Colômbia, Panamá, Nicarágua Equador e Peru participaram. O curso, que foi um grande sucesso, contou com o apoio decisivo da Direção Geral de Coldeportes, da Associação Colombiana de Professores de Educação Física, da Universidade Pedagógica Nacional e do Ministério da Educação Nacional.
“De 11 a 22 de janeiro de 1982, foi oferecido o CURSO INTERNACIONAL FIEP em Bogotá Colômbia, com a assistência de educadores físicos da Colômbia, Argentina, México, República Dominicana, Paraguai, Venezuela, sob a organização da Universidade Pedagógica Nacional e da Comitê Nacional FIEP na Colômbia presidido pelo Professor Alberto Gómez Moreno. O trabalho do curso foi conduzido diretamente pelo Professor Héctor Peralta Berbesi, Delegado Adjunto da FIEP, e um seleto grupo de jovens, John Andrews, Secretário Geral da FIEP, e Nicolás Moolenijzer, Delegado Geral da FIEP nos Estados Unidos da América do Norte.
Em 1979, o professor Héctor Peralta Berbesí, seguindo os ensinamentos de Gómez Moreno, iniciou sua participação no cenário internacional, o que o levaria a ser ratificado como Delegado Adjunto da Colômbia no Congresso Mundial da FIEP de 1979, em Orebro, Suécia.
Héctor Peralta Berbesí nascido em 1938, em Chinácota (Santander), formou-se em 1960 pela Escola Nacional de Educação Física; foi professor em faculdades e instituições de Ensino Superior; foi membro do Comitê Executivo da American Gymnastics; membro fundador da Fundação pró-reabilitação do Desativado; membro da Federação Colombiana de Cadeiras de Rodas; diretor do grupo Ginástica Colombiana; Palestrante em cursos, seminários e congressos nacionais e internacionais. Prêmio Nacional de Pesquisa em Educação Física. É autor de vários livros sobre educação física e sobre esporte para cadeirantes, entre outros. Seu desejo de se destacar e interagir em diferentes culturas, o levou a mais de setenta (70) países. Peralta como Delegado Geral e apesar das dificuldades, assumiu a tarefa de continuar com a divulgação dos postulados da FIEP, e participou regularmente de Congressos Pan-Americanos, Congressos Mundiais de Educação Física, Paralímpicos, participando dos Jogos Olímpicos desde 1972; Credenciamento nos Jogos Paralímpicos de Pequim Em 1973, no Mundial da Inglaterra, liderou o processo que materializou a entrada da Colômbia no movimento esportivo pan-americano e mundial com pessoas com deficiência; concebeu e materializou um plano de educação física especial para ser incluído nos programas das escolas superiores de educação física da América Latina.
Na década de 1990, uma série de circunstâncias adversas, como a morte de Gómez Moreno e a falta de dinheiro, levaram à lenta e voluntária aposentadoria dos membros do Comitê Nacional, o que resultou em Peralta Berbesi praticamente sozinho à frente do movimento FIEP e sem o apoio da Universidade Pedagógica Nacional.
O esforço, dedicação e dedicação de Peralta à Educação Física são conhecidos nacional e internacionalmente, consequentemente, em 1996, em reconhecimento ao seu trabalho, foi nomeado membro do Comitê Internacional da Federação Internacional de Educação Física FIEP e posteriormente reconhecido como embaixador da Educação Física no mundo.
A atual comissão executiva da FIEPS Colômbia, agradece e reconhece o grande esforço e dedicação do Professor Peralta, juntamente com seus presidentes e delegados nacionais Alberto Gómez Moreno 1979, Bárbara Giles, em 1999 e Luis Felipe Contecha Carrillo desde o ano 2000.
Em novembro de 2021 na Assembleia Mundial da FIEP, a razão social é alterada para FIEPS incorporando educação esportiva e em 22 de março de 2022, esse novo comitê executivo é nomeado pelo Conselho Mundial da FIEPS, composto por: Juan Francisco Gutierrez (Delegado Nacional), Luz Cristina Lopez Trejos (Delegado Nacional Adjunto), Luis Antonio Eraso (Secretário Nacional), Carlos Danilo Zapata (Tesoureiro) Claudia Fernanda Rojas Núñez (Membro).
E é nesse sentido que se promove a criação da Medalha HECPER FIEPS COLOMBIA como primeira ação como maior exaltação do trabalho acadêmico, pedagógico e investigativo da Educação Física desde suas diferentes manifestações em nosso país, como uma sincera homenagem ao professor de professores Hector José Peralta Berbesí por sua dedicação a uma vida de serviço com qualidade de sua profissão. (colaboração Dr. Luis Felipe Contecha e Juan Francisco Betancur).